Curso de Graduação- Estatística. Devo cursar?

Oi gente, vim falar um pouco do curso que faço na universidade, se chama Estatística, muitos conhecem, mas muitos também não.É um curso não muito fácil de ter em universidades federais ou particulares. Estou no quarto período da graduação e o que posso dizer até agora é que é um curso difícil, o que realmente não faltam são contas e contas, não tem nenhuma teoria no sentido de livros e textos para ler e decorar, para quem gosta de matemática é o sonho (as vezes enjoativo), mas para quem não, passe longe literalmente. Algumas matérias são as mesmas que de engenharias, como cálculos diferencias e integrais, cálculo numérico, álgebra, geometria e programação, entre outros.

Muitos desistem do curso, pelo menos no meu caso começou a sala com 40 alunos, e atualmente tem apenas sete. Não é um curso para desanimar, também não é o mais difícil que existe, basta se esforçar e treinar. É um curso pouco valorizado, tanto que a maioria não conhece, ele não tem fama como engenharia ou medicina, mas ao mesmo tempo há um fácil retorno tanto de emprego como financeiramente, pois há falta de profissionais atuando no mercado.

É um curso que pode ser trabalhado em várias áreas, ele é da área de exatas e com isso não há dúvida, mas depois de formado, pode se especializar e fazer trabalhos também para humanas e biológicas, tanto que na última é muito procurada.

simbolo da estatística

Muitos que conhecem o curso acha que ele se resume apenas no IBGE ou em épocas de pesquisas eleitorais, mas estão enganados de pensarem assim, a Estatística pode ser usada e o profissional contratado para fazer qualquer coisa, é realmente muito ampla a área de atuação.

O que um estatístico faz? Ele mexe com muitos dados quantitativos e qualitativos, a rotina é basicamente coletar, analisar, planejar, organizar e interpretar os dados para obter os resultados e conclui-lo corretamente.Não há uma rotina de trabalho, cada pesquisa é um caso, tem até aquelas que podem demorar anos para terminar, pois são pesquisas que levam tempo realmente para obterem dados.

Indico que quem teve algum interesse, pesquise mais como funciona o curso,é muito interessante. Apenas não há dúvida de que quem vá cursar, tem que gostar realmente de matemática, chega momentos até que desanima por estar envolvidos com contas a todo momento, mas no futuro irá usar programas computacionais para tudo isso.Não se deixe levar pelo curso da moda, sempre terá um que é mais reconhecido pelos outros, mas a gente tem que fazer o que gosta, não pode dinheiro ou status, e sim pelo prazer.

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre esse curso, quem teve interesse pode me procurar para tentar saber um pouco mais caso ainda tenha dúvida.

Até breve, amores.

lips-297365_640

Anúncios

4 comentários sobre “Curso de Graduação- Estatística. Devo cursar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s